Diretoria apresenta agenda de eventos e ações previstas para 2026
O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC) realizou neste sábado (20) sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), ocasião em que as contas referentes ao exercício de 2025 foram aprovadas por unanimidade pelos associados presentes. A assembleia de prestação de contas ocorreu em formato híbrido, com participação presencial na sede do Sindicato e virtual, por meio da plataforma Zoom.
A AGO foi presidida pelo engenheiro José Mario Medeiros e secretariada pelo engenheiro Dionet Maschio. O diretor financeiro do Senge-SC, engenheiro Carlos Bastos Abraham, apresentou a prestação de contas de 2025, assessorado pela gerente financeira Helena Vieira, destacando o resultado positivo obtido no período.
A apresentação das demonstrações contábeis, das contas patrimoniais e do balanço financeiro foi conduzida por Carlise Klein, da RG Contabilidade. Em seguida, o coordenador do Conselho Fiscal, engenheiro eletricista Pedro Bornhausen, apresentou parecer favorável às contas, recomendando sua aprovação pelos associados.
Conselho Diretor
Logo após a AGO, foi realizada a reunião do Conselho Diretor do Senge-SC, conduzida pela presidente em exercício, engenheira Karla M. Serpa Zavaleta. Durante o encontro, foi apresentada uma retrospectiva das principais ações desenvolvidas entre 2025 e 2026, evidenciando o trabalho realizado pela entidade em defesa da valorização profissional e do fortalecimento da engenharia catarinense.

O diretor financeiro, Carlos Bastos Abraham, apresentou o mapa negocial de 2026, com a atualização das negociações em andamento junto às empresas e instituições acompanhadas pelo Sindicato. Durante a reunião, foi apresentado ainda o relatório das ações de comunicação desenvolvidas pelo Sindicato.
A presidente em exercício também apresentou o calendário de eventos promovidos pelo Senge-SC, destacando as iniciativas já realizadas e as programadas para o segundo semestre. Entre elas está o Senge-SC Mulher, que será realizado em 2 de julho, em uma noite de confraternização voltada às associadas. Karla também adiantou que as comemorações pelos 55 anos do Sindicato, celebrados em 21 de julho, contarão novamente com sorteios para os associados e outras atividades que estão em fase de organização.
A programação para 2026 inclui ainda o Café com Candidatos ao Governo do Estado e ao Senado, iniciativa que promoverá o debate de propostas para o desenvolvimento de Santa Catarina; o Seminário Desafios da Engenharia Aeroportuária, nos dias 17 e 18 de agosto; o 4º Seminário Construções Inteligentes, em 21 e 22 de setembro; o 2º Stammtisch da Engenharia, em 7 de novembro; e o Seminário Desafios da Engenharia Portuária, Logística e Inovação, previsto para 23 de novembro.
Representatividade e eleições do Sistema Confea/Crea
Outro tema que mobilizou a diretoria foi o processo de composição do Plenário do Crea-SC para 2027. Os dirigentes destacaram a importância de intensificar a mobilização dos associados para que realizem, até o dia 30 de junho, a opção pelo Senge-SC como entidade representativa por meio do sistema Creanet.
Também foi reforçada a importância da participação dos profissionais nas eleições do Sistema Confea/Crea, marcadas para 3 de julho. Os dirigentes lembraram que é fundamental manter o cadastro atualizado e a situação financeira regular junto ao Conselho para garantir o recebimento do link de votação e possibilitar a participação nesse importante processo democrático para a engenharia, a agronomia e as geociências.
Encerrando a reunião, os participantes debateram os desafios atuais e futuros da representação sindical. Entre os temas abordados estiveram a ampliação da representatividade da entidade, o fortalecimento da negociação coletiva, a ocupação de espaços institucionais estratégicos e a busca permanente pela sustentabilidade financeira do Sindicato, pilares considerados fundamentais para o fortalecimento da engenharia e dos profissionais da área tecnológica em Santa Catarina.






















