O CREA-SC realizou nessa quarta-feira (13), em sua sede, em Florianópolis, o 1º Seminário Habitar Crea-SC, com o tema “A Engenharia inserida na Habitação de Interesse Social”. Organizado pela Comissão de Habitação e Interesse Social o evento teve como objetivo promover o debate técnico e institucional sobre o papel da engenharia na promoção da moradia digna e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à habitação social.
Na abertura, a presidente do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (SENGE-SC), Roberta Maas dos Anjos, ressaltou a importância de iniciativas que conectam o conhecimento técnico às necessidades da população e destacou o papel da comissão organizadora na realização do evento:
“Em uma conversa com a secretária de Estado de Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, também engenheira, ela me disse algo que ficou marcado: a secretaria tinha recursos, mas faltavam projetos de engenharia para aplicá-los. Esse é um exemplo claro de como é fundamental aproximar demandas e soluções. A Comissão de Habitação e Interesse Social tem uma atuação exemplar, levando a engenharia para o dia a dia das comunidades e transformando necessidades em obras concretas”.
O presidente do CREA-SC, Kita Xavier, lembrou que a atuação do Conselho vai além da fiscalização: “Nosso bem mais valioso é o conhecimento técnico, e colocá-lo a serviço da sociedade é a melhor forma de cumprir nossa missão”.
Pela manhã, os temas debatidos foram inclusão social, fiscalização, políticas públicas, financiamento e legislação, com a participação da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont; do deputado estadual Mário Motta; da arquiteta Ivanna Carla Tomasi, da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis; do engenheiro Eduardo Irani, conselheiro do CREA-SC e coordenador adjunto da Comissão de Habitação e Interesse Social; do arquiteto Sidnei Machado, da Secretaria de Obras Civis da Secretaria de Infraestrutura do Estado; e dos representantes da Caixa Econômica Federal, Eng. Wagner Klippel Dominicini, Leonardo Saquete Gonçalves e Arq. Angélica Djanani Philippi Correa.
À tarde, o foco foi em assistência técnica para habitação de interesse social, regularização fundiária e técnicas construtivas inovadoras, com apresentações do engenheiro Leopoldo Vinter, autor da Cartilha de Engenharia Pública; da engenheira Tereza Couto, secretária de Habitação de Joinville; de Kelly Cristina Vieira, assistente social da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis; além de uma abordagem sobre regularização fundiária e também sobre tecnologias construtivas e eficiência.
O encerramento contou com uma mesa-redonda reforçando a importância da articulação entre governo, entidades e profissionais.