Debater as parcerias e as inovações em infraestrutura é o foco da programação do 4º Seminário de Desenvolvimento e Infraestrutura, realizado hoje (09/09) no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).
O Senge-SC está representado pela presidente Roberta Maas dos Anjos e pelo diretor financeiro Carlos Bastos Abraham e, entre os temas abordados ao longo da programação, está a nova Lei de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões; a dimensão financeira nas PPPs; as oportunidades, riscos e tendências nos mercados de concessões e PPPs; as particularidades ao licitar uma PPP; as PPPs e a mobilidade urbana; e a regionalização do saneamento em Santa Catarina.
Segundo a presidente do Senge-SC, o seminário evidencia a relevância do diálogo entre setor público, iniciativa privada e sociedade para promover soluções inovadoras e sustentáveis em infraestrutura. “Para o Senge-SC, participar ativamente desse debate é reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento de Santa Catarina, sempre valorizando o papel da engenharia como motor de transformação social e econômica”, enfatizou Roberta.
“O seminário cumpre um papel essencial ao promover atualização de conhecimento, fomentar networking qualificado e apresentar cases de sucesso que comprovam a eficiência, a transparência e a capacidade de inovação do setor”, afirma Abraham, ao salientar que o evento fortalece o desenvolvimento regional por meio do incentivo a políticas públicas mais eficazes e da consolidação da inovação como pilar do progresso social e econômico.
Representando a engenharia catarinense, o presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, participou da mesa “As PPPs e a mobilidade urbana”, que teve a presença também de Cassio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba e ex-superintendente da Suderf.
O 4º Seminário representa a continuidade de um debate sobre soluções para o enfrentamento de um dos maiores gargalos do país: o setor de infraestrutura. Ao reunir representantes de diversos órgãos, o evento promove o diálogo qualificado entre diferentes áreas de atuação, incentivando o compartilhamento de experiências, desafios e soluções inovadoras. Na foto a seguir, a presidente do Senge-SC, Roberta Maas dos Anjos, e o presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier.
O evento, organizado pelo TCE/SC em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Santa Catarina (OAB-SC), reuniu gestores, operadores da administração pública, da iniciativa privada, de órgãos de regulação e de controle, e a todos os interessados pelo tema.
Programação:
Dimensão financeira nas Parcerias Público-Privadas
Presidente de Mesa: Conselheiro Adircélio Ferreira Júnior – Corregedor-Geral do TCE/SC
Viviane Varga – Secretária Adjunta do Tesouro Nacional
Débora Müller – Diretora de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos da Secretaria de Estado da Fazenda
João Paulo Kleinübing – Ex-Presidente e diretor financeiro do BRDE
Nova Lei de PPPs e Concessões
Presidente de mesa: Cecilia Alvares – Vice-Presidente da Comissão de Infraestrutura, PPPs e Concessões da OAB-SC
Rogério Loch – Diretor da Diretoria de Licitações e Contratações do TCE/SC
Fernando Vernalha Guimarães – Consultor na área do direito público
Eduardo Jordão – Professor da FGV
Palestra Magna – O Mercado de Concessões e PPPs: Oportunidades, riscos e tendências.
Presidente de Mesa: Marcela Felício (Presidente da Comissão de Infraestrutura, PPPs e Concessões da OAB/SC)
Gesner Oliveira – Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Coordenador do Centro de
Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais, Phd em economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley)
Compras Públicas: As particularidades de licitar uma PPP
Presidente de mesa: Caroline de Souza – Auditora fiscal de Controle Externo do TCE/SC e membro da Comissão de Infraestrutura, PPPs e Concessões da OAB-SC
Marcos Nóbrega – Conselheiro substituto no TCE/PE Mônica Lanna – Gerente de Processos Licitatórios da B3 S.A – Brasil Bolsa Balcão
Maira Galdino – Auditora fiscal de Controle Externo do TCE/SC e coordenadora da DLC
As PPPs e a mobilidade urbana
Presidente de mesa: Rodrigo Lahoz – membro da comissão de infraestrutura, PPPs e Concessões da OAB/SC
Carlos Alberto Kita Xavier – Presidente do CREA-SC Cassio Taniguchi – Ex-Prefeito de Curitiba e ex-superintendente da SUDERF
Renata Dantas – Advogada, Investment Officer na unidade de PPP da International Finance Corporation do Banco Mundial
Regionalização do Saneamento em Santa Catarina
Presidente de mesa: Conselheiro Aderson Flores
Ramiro Zinder – Especialista em PPPs e Concessões
Onésimo José Sell – Representante da Assemae
Estêner Soratto – Representante da Fecam