Foi garantida para hoje (09) às 23h a transferência 80% da carga da Ponte Hercílio Luz. A metodologia necessária foi apresentada pelo engenheiro fiscal da obra de reabilitação e recuperação da ponte, Wenceslau Diotallevy e pela Teixeira Duarte, empresa responsável pelas obras, além do plano de contingência pela Defesa Civil em evento promovido pela Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) em parceria com o governo do Estado. O evento aconteceu hoje (09) na sede da ACE, na capital, e contou com a participação do Senge-SC, através do presidente Fábio Ritzmann e do vice-presidente Carlos Bastos Abraham, que também é presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).
O trabalho que iniciaria na última sexta (6) foi transferido devido a previsão de fortes rajadas de ventos que poderiam ultrapassar 40 km/h (limite permissível) em Florianópolis.
Transferência de carga
A transferência de 80% da carga da ponte é considerada pelo Deinfra a parte mais sensível da obra. “Nós estamos seguros que vamos ter sucesso, mas há uma ansiedade, para superação desse desafio de engenharia. Acho que é a obra mais complexa do mundo neste momento”, afirma o governador Raimundo Colombo.
Durante o processo de transferência da carga, a ponte vai deixar de ser sustentada pelos cabos e pelas barras de olhal. Todo o peso deve ficar sobre uma estrutura provisória, construída embaixo da ponte.
“Os trabalhos de transferência serão realizados sempre à noite, para evitar influências térmicas. A programação é de que sejam necessárias quatro noites, não necessariamente consecutivas. Em cada uma, serão transferidos cerca de 20% de carga, até totalizar 100%”, afirma o governo.
Os macacos hidráulicos vão erguer os 80% da carga da ponte em quarenta centímetros, que serão sustentados pelos novos calços.
Após essa transferência de carga, todas barras de olhal, que chegaram em junho a Florianópolis, poderão ser substituídas. O restante da obra deve levar oito meses: quatro para suspender a carga da ponte e retirar os velhos cabos de olhal e outros quatro meses para colocar as peças novas.