O engenheiro José Antônio Latrônico Filho, diretor de Formação Sindical do Senge-SC, representou a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) em audiência com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, há 19 dias no cargo. Na oportunidade, Latrônico levou a preocupação dos profissionais do Grupo Eletrobras quanto aos encaminhamentos do pagamento da PLR 2015 e ACT em curso que hoje está sem proposta.
O convite para integrar a audiência, que contou com a presença do deputado Paulinho da Força Sindical, foi feito pela Fenatem – Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente.
Durante o encontro, os participantes foram comunicados de que o governo vai mesmo vender ativos e que todas as distribuidoras federalizadas serão repassadas para a iniciativa privada, programa já iniciado ainda no governo de Dilma Rousseff. Foi ressaltado na audiência, pelos representantes dos trabalhadores, que essas distribuidoras continuam sugando há 10 anos recursos da Eletrobras e mesmo assim seguem no vermelho.
Outros ativos repassados serão os das Sociedades de Propósitos Específicos (SPEs). Existem em torno de 200, nas quais o governo é minoritário, mas que mesmo assim continuam usando toda a estrutura do Grupo, o que inclui parques eólicos e algumas linhas de transmissão. O objetivo do “desenvestimento” é fazer caixa para o Grupo que teve resultado negativo de 15 bilhões em 2015.