Nessa quinta-feira, dia 24 de maio, foi realizada mais uma etapa na obra da recuperação da ponte Hercílio Luz, foram elevados 3 centímetros da torre lado insular. Esse processo foi feito para que fosse possível trocar as rótulas e as selas, posicionar as rótulas novas entre a torre e o bloco de fundação e recuperar a parte de baixo de sustentação da torre. A operação foi acompanhada pelo engenheiro Carlos Bastos Abraham, vice-presidente do Senge-SC e da FNE.
Após essa etapa concluída, a parte principal da obra se concentrará nos blocos maciços de concreto da parte insular e continental, porém em ambos os casos há duas casas ao redor dos blocos que estão atrasando a obra, uma vez que a desapropriação das mesmas está emperrada. A casa do lado insular já recebeu, inclusive, sentença judicial e neste final de semana deverá ser solucionada essa questão. Já no outro imóvel do lado continental, aguarda-se um posicionamento judicial. Além disso, o governador está empenhado em Brasília para liberar um fundo financeiro para o Estado, sendo parte desse montante referente ao aditivo dos serviços realizados na obra e não computados na planilha do projeto.
Resolvidos esses dois imbróglios, a obra seguirá seu ritmo normal, com a substituição das longarinas das 2 cabeceiras da ponte (insular e continental) e em 7 meses os blocos dos maciços estarão 100% recuperados e algumas barras de olhal estarão colocadas. Na sequência, serão feitos os serviços de engenharia para alinhar todas as barras de olhal, num total de 360 barras. Após essa fase teremos o início da transferência de carga invertida, ou seja, será rebaixado todo o vão central em 54 centímetros, altura que foi levantada para descarregar a carga do vão central da ponte para a estrutura provisória.
Após mais essa etapa, os pendurais novos serão instalados, ocasião em que poderemos notar uma ponte praticamente montada, faltando tão somente a complementação e o ajuste de outras peças metálicas. Abraham acredita que, com o envolvimento e o comprometimento do governador e a responsabilização e a empolgação do presidente do Deinfra Paulo França, tudo será resolvido rapidamente “e a obra seguirá no seu cronograma normal, sem mais interrupções extemporâneas, e no primeiro semestre de 2019 essa obra de primeiro mundo chegará ao seu final”.