Inicialmente criados para serem utilizados em guerras, hoje em dia os veículos aéreos não tripulados (VANTs) já exercem funções em diversas áreas, desde entrega de mercadorias até distribuição de conectividade em áreas sem internet. Os drones estão ganhando cada vez mais popularidade no mercado de construção civil e engenharia. No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem todas as vantagens que esses pequenos helicópteros tem a oferecer. Confira a lista abaixo e surpreenda-se!
1. Imagens aéreas a preço acessível
As imagens aéreas podem trazer diversas vantagens na área de construção. Para os projetistas e engenheiros elas podem oferecer informações para o mapeamento da área e dados sobre o terreno ou sobre a incidência solar, contribuindo para a análise de viabilidade da obra. Para os clientes dos empreendimentos, elas podem permitir que seja feito um acompanhamento da evolução do processo sem necessidade de ir ao local ou saber como será a vista de um apartamento mesmo antes de ele estar ponto. Antigamente, quando as únicas opções eram aviões ou helicópteros, o preço e a logística para obter fotos aéreas eram inviáveis. Com os drones, no entanto, já é possível obter essa vantagem por um custo bastante atraente!
2. Inspeções mais rápidas e eficazes
Inspeções em áreas muito altas podem ser uma dor de cabeça para construtoras e mineradoras. A utilização de métodos tradicionais, com o uso de escadas, cordas e andaimes coloca os funcionários em grave risco. Assim, todo o cuidado que os profissionais devem tomar em situações desse tipo resultam na elevação do tempo gasto para um serviço desses. Os drones, por outro lado, permitem que as inspeções sejam feitas de forma muito mais rápida e segura. Além de imagens para relatórios, os pequenos veículos podem oferecer, em alguns casos, distintos tipos de sensores como, por exemplo, sensores termais para identificar regiões com excesso de calor.
3. Segurança para os funcionários
Os drones são capazes de trazer mais conforto e segurança para engenheiros e operários. Evitar locais perigosos de uma obra para fazer mapeamentos ou inspeções são uma grande vantagem dos VANTs. Não é preciso que os profissionais se exponham visitando áreas de risco quando existe a opção de usar um equipamento moderno e prático em seu lugar. Os trabalhadores também podem dispensar ações arriscadas, como rapel, o que garante muito mais segurança para os envolvidos nesse tipo de processo. Assim, as empresas também se resguardam, evitando multas e ações trabalhistas contra elas.
4. Facilidade de especialização
Saber pilotar e operar um drone é um grande diferencial no currículo! E se especializar nessa atividade pode ser algo fácil e prático se você participar do curso promovido pelo Senge-SC. Já estão marcadas duas turmas, a primeira será na semana de 1º a 5 de julho e a segunda será de 29/07 a 02/08 com carga horária total de 30 horas. Escolha a que mais se adapta à sua agenda e inscreva-se. As aulas são das 13h às 19h, com aula prática de voo orientada pelo professor engenheiro civil Guilherne Zucatelli. Para engenheiros filiados ao Senge o custo é de R$ 800,00 e para os não filiados R$ 1.000,00, valores que podem ser parcelados em 10 vezes no cartão de crédito.
Programa do curso:
• História dos drones
• Princípios de voo
• Legislação quanto ao uso dos drones no Brasil
• Tipos de drones, equipamentos e sensores
• Modos de voo
• Prática com simulador em campo
• Inspeções com drones
• Topografia e drones
• Produtos cartográficos gerados com drones
• Análise de qualidade dos produtos cartográficos