Assembleia discutiu nova redação da cláusula do ACT que trata do plano de saúde dos empregados
A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) dos empregados da SCGÁS, realizada nesta terça-feira (19), na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC), deliberou sobre a nova redação da Cláusula 18ª do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2027, referente ao convênio médico da empresa.
A reunião contou com a participação da presidente em exercício do Senge-SC, engenheira Karla M. Serpa Zavaleta, além dos demais dirigentes sindicais da Intersindical da SCGÁS.
A proposta apresentada foi construída por uma comissão interna designada pela Intersindical e estabelece novos parâmetros para o plano de saúde dos empregados, incluindo a manutenção da abrangência nacional e da acomodação em apartamento, além da implantação de modelo com coparticipação, conforme contrato a ser firmado com a operadora de saúde.
Entre os principais pontos debatidos estão os limites de coparticipação por procedimento, diferenciação entre abrangência nacional e estadual, manutenção das regras para inclusão de dependentes e previsão de revisão dos valores conforme reajustes contratuais. A proposta também prevê esforços para contratação de plano que contemple isenção de coparticipação em tratamentos contínuos, de longa duração e de alto custo, voltados a doenças graves ou crônicas. Outro ponto apresentado durante a AGE trata da limitação do desconto da coparticipação de até 10% do salário-base acrescido de gratificação de função, quando houver, com eventual saldo remanescente sendo descontado nos meses subsequentes.
Participaram da Assembleia os empregados dos sindicatos integrantes da Intersindical da SCGÁS: SENGE-SC, SINTEC-SC, SAESC, SINCÓPOLIS, SINDALEX-SC, SINDECON-SC e SINTRAPETRO.
Para a presidente em exercício do Senge-SC, o processo reforça a importância do diálogo e da construção coletiva nas definições que impactam diretamente os empregados. “Foi um processo conduzido pelo coordenador da Intersindical, Afonso Coutinho, de forma participativa e transparente, buscando equilíbrio e segurança aos empregados em um tema extremamente importante para todos”, destacou.






















