Nomeação marca avanço da representatividade feminina nas inspetorias regionais do Conselho em Santa Catarina
A engenheira ambiental e de segurança do trabalho Thais Pereira de Matos, diretora do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC) e representante da entidade em Joaçaba, assumiu oficialmente como Inspetora Regional do Crea-SC em Videira, pelo Escritório de Fraiburgo. A nomeação também marca um momento histórico para a inspetoria: até então, nenhuma mulher havia ocupado o cargo na regional do escritório e, nesta nova composição, quatro engenheiras foram nomeadas para a função no município.
A presença de uma diretora do Senge-SC na função também reforça a participação da entidade nos espaços institucionais e técnicos ligados ao desenvolvimento da engenharia catarinense, especialmente nas regiões do interior do Estado.
Para Thais, assumir como inspetora representa um importante compromisso com a valorização da engenharia e com o fortalecimento da atuação profissional na região. “Como engenheira de segurança do trabalho, entendo que estar presente nesses espaços também é uma forma de contribuir ativamente para o desenvolvimento técnico, ético e responsável da profissão”, destaca.
Segundo ela, a inspetoria desempenha papel estratégico na aproximação entre o Crea-SC, os profissionais e as empresas locais. “Além da representatividade institucional, ela contribui para orientar, ouvir demandas locais e fortalecer a atuação profissional de forma mais próxima da realidade regional”, afirma.
Entre os principais desafios da engenharia na região, a nova inspetora aponta a valorização profissional, a conscientização sobre a importância da responsabilidade técnica e a ampliação dos espaços de diálogo e participação dos profissionais nas discussões da área.
A diretora do Senge-SC afirma que pretende atuar de forma acessível e participativa. “Buscarei fortalecer essa conexão entre os profissionais, o Crea-SC e as demandas da nossa região, sempre com responsabilidade, ética e disposição para colaborar”, ressalta.
Ela também reforça a importância do envolvimento dos profissionais nos espaços de representação da engenharia. “O fortalecimento da engenharia também passa pela união e pela presença ativa dos profissionais nas discussões e construuções coletivas”, conclui.






















