O Senge-SC e a FNE defendem que em 2017 os profissionais possam escolher seus representantes nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) e no Conselho Federal (Confea) no voto pela internet. O Confea abriu uma consulta pública (http://ow.ly/GuMp305Wb0h) sobre a regulamentação do pleito via web, até dia 20/11, para que todos os profissionais possam opinar e dar suas contribuições.
“Não há motivo para que justamente o conselho profissional da área tecnológica não use a tecnologia disponível para propiciar a ampla participação democrática em sua votação”, enfatiza Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), que defende que nas próximas eleições ao Sistema Confea/Creas em 2017 o voto pela internet seja adotado. Em sua opinião, a alternativa, desde que garantida a segurança, é extremamente valiosa, já que o profissional pode fazer a sua escolha de qualquer parte do planeta, sem precisar sair do trabalho ou de casa.
Segundo Carlos Abraham, vice-presidente do Senge-SC e da FNE, essa proposta inclusive já foi aprovada em 2015 durante o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), visando o próximo pleito. “Infelizmente continuamos com o atual sistema de votação com urna de pano e cédula de papel, sistema completamente retrógrado, onde mais de 93% deixam de votar no sistema,” lamentou Abraham.