O “Café com Candidatos” desta segunda-feira (24) recebeu o concorrente ao governo do Estado, Comandante Moisés, para conversar com os representantes da engenharia catarinense e receber os pleitos do setor. O presidente do Senge-SC, Fábio Ritzman, ao receber o candidato explicou as preocupações da classe e discorreu sobre a triste realidade da engenharia no Estado, hoje com muitas obras paradas, e o vice-presidente da FNE e do Senge, Carlos Bastos Abraham, entregou ao Comandante Moisés a revista com a nova versão do CRESCE BRASIL, o projeto da FNE, com material proposto para o desenvolvimento nacional. Também o diretor de Formação Sindical do Senge, José Antônio Latrônico Filho, disse que é necessário levar àqueles que vão comandar o país propostas bem estruturadas.
O candidato já iniciou discorrendo sobre a importância da engenharia e afirmando que em todas as áreas do Estado ele vê problemas relativos ao setor. “Sem projeto não há como haver obras e até na engenharia financeira tem que haver engenharia”, posicionou-se. Com relação ao PLC 13/2013 da carreira do engenheiro típica de Estado, travado no Congresso Nacional, identificou-se com a luta e citou o exemplo do exército: “Carreira de Estado dá a noção de pertencimento e todas as áreas da engenharia têm um grau enorme de importância no Estado, pois tudo depende dela e seus profissionais já prestam um serviço público e poderiam prestar muito mais”.
Segundo o Comandante Moisés, um grande projeto nacional passa necessariamente pela profissão do engenheiro e suas inúmeras a amplas atividades e responsabilidades. “Nós precisamos de uma mudança no Brasil e essas pautas que vocês me apresentam, como as rodovias, mostram um problema grave e isso que Santa Catarina é um dos estados com maior potencial do país, mas não tem estradas trafegáveis”. Ele entente que o Brasil tem problemas graves, falta transparência e precisa ser remodelado. “Por isso vejo com simpatia e bons olhos seus pleitos, porque tudo é projeto, tudo é engenharia”, afirmou.
O “Café com Candidatos”, é uma iniciativa do Senge-SC, numa promoção conjunta com as demais entidades da área, como o CREA-SC, a ABEE, o SEAGRO-SC, que se fizeram presentes. Nesta terça-feira, dia 25 de setembro, o candidato ao Senado, Esperidião Amin, participa do encontro com a engenharia.