Palavra do presidente

Vamos ao trabalho!

Crescimento das cidades, abertura de mais e novos mercados, ampliação do interesse pela sustentabilidade do planeta. Nossa profissão tem ganhado cada vez mais holofotes, o que faz crescer ainda mais o interesse pela nossa profissão. Ou seja, os engenheiros continuarão fazendo parte de um grupo de cidadãos que assumem, naturalmente, posto de planejamento e liderança estratégica.

Isso não muda a necessidade do profissional da nossa área precisar cada vez mais se aprofundar para ter um diferencial no mercado. E é por isso que um Sindicato é tão importante: por tomar a frente na luta histórica pela valorização da nossa força de trabalho. Os próximos anos de administração do Senge de Santa Catarina, por isso, serão integralmente dedicados a trabalhar pela importância que a nossa classe merece, seja através de salários cada vez mais condizentes com a importância e responsabilidade do nosso trabalho, seja pelo retorno através de benefícios justificadamente necessários, inclusive para que sejam honrados compromissos assumidos.

Tal retrato dos nossos projetos de ação é apenas um pálido resumo da missão que nos aguarda e exige, portanto, a união das entidades de classe da engenharia. Por todas as qualidades de um engenheiro, pelas responsabilidades indissociáveis à função, é importantíssimo que tenhamos profissionais qualificados e experientes nos cargos que representam a categoria. E isso inclui o que chamamos de espírito de corpo e, principalmente, visão de grupo e maturidade para fazer jus à confiança depositada junto com o voto.

Esse quadro nos impulsiona perante a missão proposta, como dirigente de uma entidade classista que sempre foi e permanecerá independente. Hoje, não tenho qualquer dúvida de que a engenharia e o trabalho para a população estão intimamente relacionados, gerando uma relação de confiança quase impensável em outros tempos. Orgulho-me por ter a invejável possibilidade de fazer a minha parte para mostrar à sociedade o quando um engenheiro pode fazer a diferença.

E isso veio para somar ao cargo de presidente do Senge-SC, onde lutamos para registrar avanços, mas onde também podemos nos orgulhar pela participação ativa em todas as grandes questões estruturais do país e do Estado, comprovando o cumprimento da missão institucional da nossa entidade, bem como de todos os compromissos firmados com a engenharia catarinense.

José Carlos Ferreira Rauen
Presidente do Senge-SC

© SENGE-SC | Sindicato do Engenheiros do Estado de Santa Catarina On Designer